quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

CÉSAR OVALLE

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O FOTÓGRAFO
CÉSAR OVALLE.



César Ovalle( fotógrafo do Nx Zero e inspiração pra quem quer seguir carreira relacionada a fotografia), nos deu a honra de realizar essa entrevista onde ele conta um pouco sobre sua história, opinião sobre os "fotógrafos" que estão aparecendo por aí, como começou a paixão por fotografia, etc.

VMT:
Como começou seu interesse por fotografia? César Ovalle: Acho que cresci gostando de fotografia, pois meu pai sempre tirava fotos minha e do meu irmão quando éramos pequenos. Aos 13 anos, em uma viagem de família, ele largou a câmera dele comigo (que na época era uma Pentax Spotmatic ou SL não lembro direito) e deixou que eu registrasse a viagem toda. A partir dali, a fotografia sempre me interessou muito. Na faculdade (cursei Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV) eu tive aulas de fotografia e iluminação, e aquilo só atiçou ainda mais o interesse - mas como um hobby mesmo, não pra sobreviver. Terminando a faculdade, fui estudar fotografia na Escola Panamericana de Arte em São Paulo... e dali pra frente costumo dizer que não fui eu que abracei a fotografia como profissão, mas sim ela que veio bater na minha porta.

VMT:
Qual a parte que você considera mais difícil em ser fotógrafo de bandas? César Ovalle: Não sei se seria bem a parte mais difícil, mas se você acompanha uma banda grande por exemplo, o seu tempo disponível para o resto das coisas normais da vida diminuem muito. Você fica mais tempo acordado e viajando pelo Brasil todo do que qualquer outra coisa. Não tem família, não vê direito os amigos e ainda tem que aguentar uma porrada de gente te pedindo coisas que não é obrigação sua haha.

VMT:
Com que idade você começou a fotografar profissionalmente? César Ovalle: Acho que foi com 24 ou 25, mais ou menos isso.

VMT:
Qual foi a sensação quando percebeu que se tornou um fotógrafo reconhecido? De chegar nos shows e receber carinho de fãs que não curtem apenas o Nx Zero, como também o seu trabalho. César Ovalle: Eu me assusto sempre, mas é uma coisa bem legal. Só que as vezes rola aquele lance das pessoas virem falar com você só porque você anda com o pessoal da banda e tal... tipo meio interesse saca? E isso atrapalha bastante, pois tem pessoas que realmente gostam do seu trabalho e queriam mesmo falar com você, mas por atitudes de certas pessoas, eu acabo me recolhendo mais pois não dá pra distinguir assim só pela cara... você só consegue entender depois de um certo tempo conversando.
Mas, de qualquer forma e independente disso, ser reconhecido pelo seu trabalho é sempre muito gratificante... e se for por votos sinceros mesmo, melhor ainda!

VMT
:
Qual a melhor parte do seu trabalho? César Ovalle: É fazer o meu trabalho.

VMT :
Como você passou a trabalhar para o Nx Zero? César Ovalle: Depois de fotografar a banda em algumas circunstâncias e eles terem conhecido o meu trabalho nisso, o Gee me chamou para fazer a capa do primeiro DVD. Por alguns motivos de data e viabilidade isso não rolou, então ficou prometido a capa do próximo CD, que no caso era o "Agora".
Rolou a capa e logo em seguida me chamaram pra fazer o making of do "Cedo ou Tarde"... depois que entreguei as fotos do making of eles decidiram que me queriam na equipe deles, viajando com eles e cobrindo tudo... e assim rolou o convite.

VMT:
Dê uma dica para as pessoas que querem seguir a mesma carreira que você. César Ovalle: A primeira coisa mais importante é estudar fotografia. Na real eu já to cansado de ver gente dizendo que é fotógrafo (nesse meio de banda mesmo) sendo que eles não sabem nem o que tão fazendo ali... não sabem nem o que aqueles números atrás da câmera significam... é a mesma coisa que você ir em um médico e ele não saber usar o bisturi.... você confiaria? _____________________________________________________

Além de um grande fotógrafo de shows, César também detona quando fotografa outros assuntos.

Para quem quiser conferir melhor o seu trabalho, é só clicar nos links abaixo:

http://http/www.flickr.com/cesarovalle
http://www.cesarovalle.com.br/
@lauralorenzoni

Um comentário:

  1. Muito boa a entrevista ein!! Gooosteei.

    ResponderExcluir

• Deixe suas críticas e sugestões, obrigada desde já! ;)

Related Posts with Thumbnails